domingo, 5 de janeiro de 2014

Procedimentos de correção do ENEM

        Todo bom professor de Redação orienta seus alunos a produzirem textos que surpreendam o leitor, fugindo a fórmulas desgastadas e clichês. Assim, um procedimento bem inusitado para introduzir o texto dissertativo é a criação de um (apenas) parágrafo narrativo que introduza o assunto a ser desenvolvido ao longo do texto.
            No ENEM, porém, confirma-se que este recurso tão valioso não tem valor, o que posso confirmar com alunos meus, os quais não conseguiram nem média 500 na redação usando tal técnica. Das duas uma: ou a redação não é lida na íntegra mesmo, o que faz o corretor, apressada e irresponsavelmente, pontuar o texto como fuga à modalidade solicitada (porque só leu o primeiro parágrafo) ou a banca não é formada por bons professores, detentores de um conhecimento além do trivial.
            Curioso, ainda, é constatar que a escola que tem obtido a melhor pontuação do exame nos dois últimos anos é a mesma que traz em seu material didático a instrução anexa, que serviu a mim e a outros tantos professores da rede que, agora, veem-se frustrados com o desempenho de seus alunos  na última edição do ENEM e solidários a eles em sua revolta.

            Sendo possível, façamos chegar ao Ministério da Educação este texto a fim de que injustiças como esta sejam reparadas e não aconteçam mais.