sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vídeo para entender o mensalão

 CQC dá uma refrescada na memória do brasileiro e faz um resumo de um dos maiores escândalos de corrupção do nosso país: o mensalão. O caso começou a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal neste mês. 

ACESSE, DIVIRTA-SE E APRENDA!






quinta-feira, 30 de agosto de 2012

18º tema de redação 2012: Os desafios da mulher brasileira


"Fomos ao mundo do trabalho, vestimos calças compridas e os homens não dividiram as tarefas domésticas. Isso leva à jornada dupla e tripla. Chegamos a postos de direção com muita luta, mas chegamos a casa, fazemos comida, lavamos roupa, tomamos conta dos filhos. Precisamos que mude a mentalidade masculina no país." 
(Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres)

A partir do que está exposto nos textos acima e levando em conta o conhecimento adquirido ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo acerca do tema proposto, atentando para relacioná-lo a diversas áreas do conhecimento e não se esquecendo de apontar uma solução para o problema analisado.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012



O que é texto? Como entender corretamente o que uma questão do Enem pede? Que habilidades são necessárias para sair-se bem nas provas? O que fazer para identificar no texto as informações relevantes? Essas são perguntas que rodeiam o pensamento de muitos jovens que fazem as provas do Enem, principalmente porque a “decoreba” agora é coisa do passado: o que o Exame Nacional do Ensino Médio quer é avaliar se o estudante tem competências para usar o conhecimento disponível hoje nos mais diferentes meios: em jornais, reportagens da internet, quadrinhos, gráficos, mapas, tabelas, fotografias, ilustrações, obras de arte. Saber ler e interpretar adequadamente todos esses tipos de textos e linguagens é a chave para ser bem- sucedido nas provas. 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

19º tema de redação 2012: O indivíduo frente à ética nacional (ENEM 2009)


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O indivíduo frente à ética nacional, apresentando proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Andamos demais acomodados, todo mundo reclamando em voz baixa como se fosse errado indignar-se. Sem ufanismo, porque dele estou cansada, sem dizer que este é um país rico, de gente boa e cordata, com natureza (a que sobrou) belíssima e generosa, sem fantasiar nem botar óculos cor-de-rosa, que o momento não permite, eu me pergunto o que anda acontecendo com a gente.
Tenho medo disso que nos tornamos ou em que estamos nos transformando, achando bonita a ignorância eloqüente, engraçado o cinismo bem-vestido, interessante o banditismo arrojado, normal o abismo em cuja beira nos equilibramos — não malabaristas, mas palhaços.
LUFT, L. Ponto de vista. Veja. Ed. 1988, 27 dez. 2006 (adaptado).


Qual é o efeito em nós do “eles são todos corruptos”?
As denúncias que assolam nosso cotidiano podem dar lugar a uma vontade de transformar o mundo só se nossa indignação não afetar o mundo inteiro. “Eles são TODOS corruptos” é um pensamento que serve apenas para “corfirmar” a “integridade” de quem se indigna.
O lugar-comum sobre a corrupção generalizada não é uma armadilha para os corruptos: eles continuam iguais e livres, enquanto, fechados em casa, festejamos nossa esplendorosa retidão. O dito lugar-comum é uma armadilha que amarra e imobiliza os mesmos que denunciam a imperfeição do mundo inteiro.
CALLIGARIS, C. A armadilha da corrupção. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br (adaptado).

O Incrível Mensalão (em quadrinhos) - Mário César Carvalho, Angeli e Diogo Bercito



(Fonte: Folha de S. Paulo - 19/8/12)

domingo, 26 de agosto de 2012

Unicamp reduz redações do vestibular 2013


Regras mudaram de 2012 para 2013 / Thomaz Marostegan / Metro Campinas



 Outra mudança é que o vestibular 2013 aprovará menos candidatos para a  segunda fase. O número de convocados, que antes era oito vezes o número de vagas oferecidas pelo curso, caiu para no máximo seis.

Segundo o coordenador executivo da Comvest, Maurício Urban Kleinke, a medida visa evitar desgaste aos alunos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“A família brasileira não lê. Nós temos a internet que pode ser a fonte da vida e do conhecimento, mas o computador é usado como brinquedo. Muitos pais não percebem, mas seus filhos se tornaram idiotas”, disse Ziraldo ao UOL. “Bote um livro na mão do seu filho e ensine o domínio da leitura.
O livro é o objeto mais perfeito da história da humanidade”, defendeu o autor de "O Menino  Maluquinho". “Você carrega a história em suas mãos, sente o cheiro do papel, o tempo que você vira uma página é um tempo que percorre na história. O livro contém vida e isso não pode ser substituído por algo frio e digital”.

Ziraldo durante a 22º Bienal Internacional do Livro, em São Paulo (9/8/2012)

(Fonte: UOL, 14/8/12)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ENEM 2012: novidades na avaliação e expectativas de tema


Aproximando-se a época da realização do  ENEM, intensifica-se a preparação para este exame.  Quer saber quais  são as novidades para este ano quanto à avaliação e quais as expectativas de tema para o texto a ser composto pelos quase 6 milhões de alunos inscritos? Leia a entrevista que concedi ao site do Colégio XIX de Março.

·         O que foi mantido e o que mudou em referência à prova de Redação do ENEM a ser realizado em novembro próximo? Em julho, o MEC lançou o “Guia do Participante” com instruções acerca da prova deste ano. Foi mantida a avaliação do texto por meio de cinco competências, mas alterada a forma de correção. Todo texto será corrigido por, pelo menos, dois avaliadores, os quais  atribuirão uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total, que pode chegar a 1000 pontos.  A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

·         E em casos de discrepância nas notas destes avaliadores? Se estas diferirem, no total, por mais de 200 pontos ou, se em uma mesma competência, houver uma diferença de 80 pontos,  a redação será reavaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

·         Detalhe o que são as cinco competências.  * Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. / * Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. / * Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. / Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. / Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

·         É possível tirar zero? Sim, se o texto fugir ao tema, não obedecer  à estrutura dissertativo-argumentativa; for escrito em até sete linhas ou desrespeitar os direitos humanos (desconsideração da Competência 5).

·         O que é indispensável para escrever bem? Ler muito; estar atualizado; desenvolver a argumentação de forma progressiva,  a partir de  exemplos, citações, alusões históricas, comparações, fatos notórios, dados estatísticos; obedecer às regras gramaticais da língua culta; usar um vocabulário preciso; adequar o conteúdo do texto ao mundo real; “costurar” bem as ideias através de conectivos apropriados e, por fim, apresentar uma proposta viável de solução para o problema proposto e o detalhamento dos meios para concretizá-la.

·         Sugestões de tema para este ano? Certamente o tema estará relacionado a uma das competências pedidas na prova objetiva. Assim, sugiro ao aluno ler textos sobre os 10 tópicos seguintes e, após, desenvolver redações sobre o tema depreendido:
1) Fronteiras visíveis e invisíveis que separam as pessoas;
2) Instituições do país e do mundo – poder público e organizações não-governamentais;
3) Revolução comportamental a partir da evolução tecnológica;
4) Por que causas o jovem tem lutado atualmente;
5)O peso de 7 bilhões de pessoas sobre o planeta Terra;
6) Saúde pública do brasileiro, no que se refere à higiene, alimentação, saneamento, sexualidade e qualidade de vida;
7) Bullying – brincadeira que não tem graça;
8) Ética nas pesquisas científicas;
9) Corrupção: crime ou costume?
10) Prioridades a serem enfrentadas para o sucesso de grandes eventos que estão chegando ao Brasil

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tecnologia: Paradoxo do Século (redação de minha aluna Ana Clara Mauad Coli)



            Foi-se o tempo em que cartas eram o meio mais rápido e eficaz de comunicação, telefones eram uma grande novidade e televisões eram artigos de luxo pouco acessíveis. A tecnologia tomou conta do mundo e, possivelmente, da história, afinal, o período em que vivemos já é conhecido com era digital. Os avanços tecnológicos foram, aos poucos, entrando em nossas vidas e dominando e direcionando nossos pensamentos e atitudes.   
            A grande variedade de produtos e o fácil acesso contribuem para tal disseminação tecnológica. Atualmente, é raro encontrar alguém que não esteja conectado de uma forma ou de outra, seja via celular, computador, tablets ou aparelhos de música. O furacão da tecnologia vem atingindo a todos, sem qualquer tipo de discriminação.
      É válido ressaltar as facilidades e o conforto que os avanços tecnológicos têm proporcionado, como a mobilidade comunicativa e a disseminação eficiente de informações. Tais avanços, porém, são ferramentas poderosas e seu mau uso pode acarretar sérios problemas.
            O uso excessivo da tecnologia pode levar o usuário a desenvolver uma nova síndrome, chamada tecnoestresse. Dificuldade de concentração, ansiedade, isolamento, agressividade e depressão são sérias consequências que assolam os dependentes tecnológicos. A baixa produtividade, o desgaste e até mesmo a troca da vida real pela digital tornam-se sintomas cada vez mais comuns nestes tempos.
            A tecnologia foi feita para servir o homem e não para torná-lo escravo.  Autoconhecimento é o primeiro passo que leva o usuário a libertar-se deste vício, com a  consciência dos malefícios que esses avanços podem lhe trazer. Ter disciplina é fundamental para usar a tecnologia em prol do desenvolvimento e torná-la aliada da humanidade.


(Fonte: Ana Clara Mauad Coli - Caro Objetivo)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

IDEB: Ensino Médio e Fundamental II têm notas que preocupam



 Na semana passada, o MEC divulgou o "boletim" da educação brasileira. O resultado, apesar do crescimento em todos os ciclos avaliados, ainda é preocupante, pois demonstra que a qualidade do ensino público avançou pouco em termos educacionais.As notas dos anos finais (5º-9º anos) do ensino fundamental (4,1) e do ensino médio (3,7) cresceram apenas 0,1.                                                                                                                                                  Em 2009, o Ideb para o ensino médio foi de 3,6, apenas 0,1 acima da meta daquele ano (que era 3,5). Em 2011, o resultado foi exatamente igual à projeção. Se continuar nesse ritmo, dificilmente o ensino médio conseguirá escapar da "reprovação" na avaliação de 2013, quando precisará ter crescido 0,2 ponto e chegar a 3,9.Em 2011, os anos finais "tiraram" 4,1, contra 4,0 em 2009, 3,8 em 2007 e 3,5 em 2005. Ou seja: a cada etapa, a nota tem crescido menos. Mesmo assim, em 2011, a etapa cumpriu a meta, que era de 3,9.                                  O ciclo que manteve o ritmo foi fundamental 1: 0,4 ponto. A nota nos anos iniciais (1º - 4º anos) chegou a 5, numa escala de zero a dez - na última edição, em 2009, a nota tinha sido 4,6.                                                                                                                                                                             "O crescimento é muito pequeno", afirma Romualdo Portela de Oliveira, pesquisador e professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). Segundo ele, há dois fatores que precisam ser levados em conta na análise dos dados e que minimizam a importância desse aumento no Ideb. O primeiro deles é que as condições sócio-econômicas dos alunos influenciam "fortemente" os resultados e a economia do país cresceu nos últimos anos. E, depois, à medida que o Ideb se torna conhecido e ganha importância, a tendência é que a atenção sobre ele ajude a melhorar os resultados das escolas.

(fonte: UOL educação - 14/8/12)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

17º tema de redação 2012 - Dependência Tecnológica


Uma séria questão dos tempos que vivemos é a chamada "dependência tecnológica". Desde o surgimento da luz elétrica, há um século,  os avanços, especialmente em termos de tecnologia,  foram de tal ordem que, de criadores, passamos a escravos dos objetos criados

Reflita sobre as causas deste fenômeno (multifuncionalidade, por exemplo) e sobre suas consequências ( como o tecnoestresse) e, após, desenvolva um texto dissertativo que enfoque, dentre vários aspectos, que "coleira eletrônica" é esta, a qual nos prende o tempo todo à vida digital. Ao final, aponte uma proposta para solucionar este problema. 

terça-feira, 14 de agosto de 2012



“Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 9 e 19 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.
A Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. Lá é possível ao público leitor conhecer os mais importantes lançamentos, além de encontrar escritores para um bate-papo e sessões de autógrafos.

Você, tendo a oportunidade, não deve perder esta excelente atividade cultural!




segunda-feira, 13 de agosto de 2012


 PARA REFLETIR: As greves da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, com os danos da primeira à prestação de serviços ao público e, a segunda, com a interrupção de vias como a ponte Rio-Niterói, fazem aquilo mesmo que as duas polícias invocam para reprimir com a força de cassetetes e armas qualquer grupo, de grevistas ou de manifestantes, que perturbe a normalidade de um serviço, um prédio ou uma estrada do sistema federal.
       As greves de serviço público que se voltam contra a população voltam-se também contra a democracia. (...)
     Se as polícias que reprimem anormalidades passam a fazer anormalidades, não haverá quem recomponha a normalidade. Mais: estará assegurado, por antecipação, que todos ficarão impunes. (...)
     Funcionário da Polícia Federal ganha mais do que professor nas universidades federais e do que médicos do serviço público federal. E nem se destaque a faixa dos delegados, para não humilhar professores e médicos.

(Fonte: Jânio de Freitas -fragmentos - Folha de S. Paulo - 9/8/12)

sábado, 11 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PARA REFLETIR:

"Quando a greve de quase três meses, em 95% das universidades federais não é percebida, é porque o foco do país não está na formação dos jovens." 

(Fonte: Marina Silva - Folha de S. Paulo)

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

16º tema de redação 2012

Desenvolva um texto dissertativo a partir da seguinte afirmação:


 "Só há realização profissional quando respeitada a vocação íntima do indivíduo. Salário é fundamental, mas não essencial. O que se espera é ser reconhecido pela obra construída, não apenas ganhar dinheiro como meta única."

sábado, 4 de agosto de 2012

Sugestão de Leitura 2: Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta


Alberto Villas reúne em Pequeno dicionário brasileiro da língua morta palavras hilárias e curiosas que caíram em desuso
Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta
Se você acha que café com leite é só a bebida mais comum do mundo no café da manhã, ou que babado serve apenas para enfeitar a saia, é porque ainda não leu o Pequeno dicionário brasileiro da língua morta, o novo livro do jornalista Alberto Villas que a Globo Livros está lançando. Nele, é possível descobrir que café com leite tinha três significados: uma pessoa meio boba, que não fazia parte de nenhuma rodinha de amigos; o sujeito fácil, assim como o arroz de festa; uma referência à política dos Estados de Minas e São Paulo - Minas entrava com o leite, São Paulo, com o café, e os dois estados dividiam o poder político nacional. Babado seria o equivalente da expressão que se fala hoje "qual é a boa?" Babado tanto podia designar fofoca como novidade. "O babado corria de boca em boca, cada um dando sua opinião, se espantando ou criticando. Não tinha babado que passasse em branco", diz Villas no livro. 

E por que o jornalista garimpou tantas palavras que caíram em desuso? Para mostrar como a língua portuguesa tem um rico vocabulário e sofre mutações ininterruptamente? Talvez. Essa é uma possibilidade. Mas, para Max Gehringer, que assina uma das orelhas do livro, "o que o Villas fez foi garimpar palavras por puro deleite, como quem encontra um empoeirado disco de vinil da Jovem Guarda  e aí embarca numa nostálgica viagem no tempo". 

Durante essa viagem, Villas foi escarafunchando seu baú de memórias e desencavou palavras divertidas, como xumbrega. "Diz a lenda que essa palavra tem origem lá por volta de 1600, quando o aventureiro alemão Friedrich Hermann Schönberg, que comandava as tropas de Portugal contra a Espanha, se deu mal. Schönberg acabou virando xumbrega. E xumbrega quer dizer uma coisa ruim, feia, mal-acabada." 

O abecedário formulado por Villas traz algumas milongas (mexericos), mas nada que faça corar sirigaitas (mulheres ousadas, atrevidas) ou mancebos (rapaz novo, que hoje seria o correspondente a "gato"). 
Exemplos de palavras hilárias pululam no livro e a diversão do leitor é garantida!

* Ótima sugestão de leitura para você que gosta de língua portuguesa e de curiosidades sobre as palavras que compõem nosso idioma!

(Fonte: Livraria da Folha)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Português é Pop


       O crescimento da economia brasileira e a maior presença de multinacionais no país aumentaram o interesse de estrangeiros em aprender a língua portuguesa.

      Enquanto europeus e americanos enfrentam altas taxas de desemprego e risco de recessão, o Brasil se tornou o país da moda no exterior -e a língua portuguesa está cada vez mais pop.

      Na última década, o número de inscritos no Celpe-Bras, exame de proficiência em português reconhecido pelo Ministério da Educação, saltou de 1.155 para 6.139.   Para entender as regras do português e os complexos tempos verbais, estudantes e executivos estrangeiros têm procurado cada vez mais as escolas de idiomas. 
     "A importância [do português] está crescendo, uma vez que o Brasil tem se destacado internacionalmente por sua economia considerada estável e suas relações internacionais. O valor de uma língua está extremamente associado ao mercado", afirma Matilde Scaramucci, diretora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.
        O "boom" de estrangeiros fazendo cursos de português também é perceptível no exterior. O número de inscritos em centros culturais brasileiros custeados pelo Itamaraty e espalhados por diversos países subiu de 17,5 mil em 2004 para 31,7 mil no ano passado.  Apesar disto, o próprio governo brasileiro reconhece que ainda são tímidas as iniciativas oficiais para difundir o idioma no cenário internacional.

       "A política [de divulgação da língua] é levada a sério na França e na Inglaterra. No Brasil, engatinhamos", diz o embaixador Pedro Motta, representante brasileiro na CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa). Ele lembra que países como Alemanha, Espanha e até mesmo Portugal mantêm institutos oficiais de ensino no exterior (Goethe, Cervantes e Camões, respectivamente).

       Para o diplomata, a rede de ensino da língua portuguesa "ainda é muito limitada" -o Brasil mantém 22 centros culturais no exterior, o mais recente inaugurado na semana retrasada, no Líbano. "Mesmo dentro do Brasil é preciso valorizar o ensino da língua, o que nem sempre é o caso", diz Motta.

E você, é fluente no seu próprio idioma? 


(Fonte: Folha de S. Paulo)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Semana 11: Crase

   A crase não é um acento, é a contração de 'a' mais 'a', assim,  para haver crase, é necessário que existam dois 'a'. O primeiro 'a' é a preposição, e o segundo 'a' pode aparecer em três casos diferentes de artigos e pronomes. Veja exemplos:

1) artigo definido: “Ele se referiu a (preposição) + a (artigo) carta.” = “Ele se referiu à carta” / “Ele entregou o documento a (preposição) + as (artigo) professoras” = “Ele entregou o documento às professoras.”

2) pronome demonstrativo: “Sua camisa é igual a (preposição) + a (pronome = a camisa) do meu pai” = “Sua camisa é igual à do meu pai” / “Ele fez referência a (preposição) + as (pronome = aquelas) que saíram” = “Ele fez referência às que saíram”

3)  vogal 'a' inicial dos pronomes 'aquele', 'aqueles', 'aquela', 'aquelas' e 'aquilo': “Ele se referiu a (preposição) + aquele livro” = “Ele se referiu àquele livro”  / “Ele fez alusão a (preposição) + aquelas obras” = “Ele fez alusão àquelas obras” / “Prefiro isso a (preposição) + aquilo” = “Prefiro isso àquilo”.




 Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:


1. Fez referência a peça que estava em cartaz.
2. Veio a caráter.
3. Tudo pertencia a ela.
4. Dedicou o sucesso a todos.
5. Tráfego proibido a motocicletas.
6. Fazia referência a leis ou as leis.
7. Ficou cara a cara com o goleiro.
8. O jogo foi transferido para as 8h.
9. O jogo será as 8h.
10. O banqueiro vai a Roma com certa frequência.
11. Ele viajou a antiga Roma.
12. Gosta muito de um Bacalhau a Gomes de Sá.
13. A reivindicação é idêntica a dos metalúrgicos.
14. Saiu as escuras.
15. Andava a procura de emprego.
16. O salão ficava cheio a medida que os convidados iam chegando.
17. Ele venceu a distância.
18. O presidente se referia aquele senador.
19. Prefiro isso aquilo.
20. Dedicou todo seu amor a Clara.
21. Ele se referiu a carta de boas-vindas.
22. Entregou o documento as secretárias.
23. Sua camisa é igual a do meu pai.
24. Fez referência as que foram ao passeio.
25. Ontem ele foi aquela ilha.
26. Já foi a Angra e a Bahia.
27. Estamos a sua disposição.
28. Entregou a carta a Claudia.
29. Ele escreve a Jorge Amado.
30. Hoje, temos churrasco a Osvaldo Aranha.
31. Não vendemos a prazo. Só vendemos a vista.
32. Vamos falar as claras.
33. Entre sempre a direita.
34. É preciso sentar-se a mesa.
35. As vezes eles nos visitam.
36. A reunião começará as 10h.
37. A reunião será a partir das 10h.
38. Trabalhamos de segunda a sexta, das 8h as 18h.
39. A reunião será de duas a quatro horas.
40. Ele ficará aqui até as 18h.
41. Todos podem andar a cavalo.
42. Começou a reclamar.
43. Referia-se a uma antiga estrada lateral.
44. Entregou a toalha a alguém da portaria.
45. Estamos atentos a essa tendência.
46. Ofereceu o prêmio a ela.
47. Entregou o documento a Vossa Excelência.
48. Referia-se a situações estranhas.
49. Ficou frente a frente com o animal.
50. Esta é a pessoa a quem oferecemos o convite.


CONFIRA AS RESPOSTAS DOS TESTES ACIMA SOBRE O USO DA CRASE
1. Fez referência à peça que estava em cartaz. (referência a + a peça)
2. Veio a caráter. (não há crase antes de palavra masculina)
3. Tudo pertencia a ela. (não há crase antes de pronome pessoal)
4. Dedicou o sucesso a todos. (não há crase antes de pronome indefinido)
5. Tráfego proibido a motocicletas. (não há crase antes de plural = a+plural)
6. Fazia referência a leis ou às leis. (referência a + as leis = às+plural)
7. Ficou cara a cara com o goleiro. (não há crase entre palavras repetidas)
8. O jogo foi transferido para as 8h. (não crase quando já houver outra preposição)
9. O jogo será às 8h. (=adjunto adverbial de tempo feminino)
10. O banqueiro vai a Roma com certa frequência. (volto de Roma = sem artigo)
11. Ele viajou à antiga Roma. (volto da antiga Roma = com artigo)
12. Gosta muito de um Bacalhau à Gomes de Sá. (=à moda Gomes de Sá)
13. A reivindicação é idêntica à dos metalúrgicos. (idêntica a + a = a reivindicação)
14. Saiu às escuras. (=adjunto adverbial de modo)
15. Andava à procura de emprego. (=locução prepositiva feminina)
16. O salão ficava cheio à medida que os convidados iam chegando. (=locução conjuntiva feminina)
17. Ele venceu à distância. (=locução adverbial)
18. O presidente se referia àquele senador. (referia-se a + aquele)
19. Prefiro isso àquilo. (prefiro isso a + aquilo)
20. Dedicou todo seu amor a/à Clara. (crase facultativa antes de nomes próprios de mulher)
21. Ele se referiu à carta de boas-vindas. (referiu-se a + a carta)
22. Entregou o documento às secretárias. (entregou a + as secretárias)
23. Sua camisa é igual à do meu pai. (igual a + a = a camisa)
24. Fez referência às que foram ao passeio. (referência a + as = aquelas)
25. Ontem ele foi àquela ilha. (foi a + aquela)
26. Já foi a Angra e à Bahia. (volto de Angra, mas volto da Bahia)
27. Estamos à/a sua disposição. (crase facultativa antes de pronomes possessivos femininos no singular)
28. Entregou a carta à/a Claudia. (crase facultativa antes de nomes próprios de mulher)
29. Ele escreve a ou à Jorge Amado. (depende: a Jorge Amado = para Jorge Amado; à Jorge Amado = à moda de Jorge Amado)
30. Hoje, temos churrasco à Osvaldo Aranha. (=à moda de Osvaldo Aranha)
31. Não vendemos a prazo. Só vendemos à vista. ( a prazo = não há crase antes de palavras masculinas; à vista = adjunto adverbial de modo feminino)
32. Vamos falar às claras. (=adjunto adverbial de modo)
33. Entre sempre à direita. (=adjunto adverbial de lugar)
34. É preciso sentar-se à mesa. (=adjunto adverbial de lugar)
35. Às vezes eles nos visitam. (=adjunto adverbial de tempo)
36. A reunião começará às 10h.(=adjunto adverbial de tempo)
37. A reunião será a partir das 10h.(não crase antes de verbo)
38. Trabalhamos de segunda a sexta, das 8h às 18h. (de...a = sem artigo; das...às = com artigo para definir a hora que começa e termina o horário de trabalho)
39. A reunião será de duas a quatro horas. (de...a = sem artigo - é a duração da reunião)
40. Ele ficará aqui até às/as 18h. (crase facultativa após a preposição até)
41. Todos podem andar a cavalo. (impossível antes de palavra masculina)
42. Começou a reclamar. (impossível antes de verbo)
43. Referia-se a uma antiga estrada lateral. (impossível antes de artigo indefinido)
44. Entregou a toalha a alguém da portaria. (impossível antes de pronome indefinido)
45. Estamos atentos a essa tendência. (impossível antes dos demonstrativos esta e essa)
46. Ofereceu o prêmio a ela. (impossível antes dos pronomes pessoais)
47. Entregou o documento a Vossa Excelência. (impossível antes dos pronomes de tratamento que podem ser homem ou mulher)
48. Referia-se a situações estranhas. (impossível quando a preposição a vem antes de plural)
49. Ficou frente a frente com o animal. (impossível entre palavras repetidas)
50. Esta é a pessoa a quem oferecemos o convite. (antes do quem nunca "tem").