domingo, 4 de dezembro de 2011

2º Simulado 2011

Texto para os testes 1 a 7


JÁ OUVIU FALAR DA GERAÇÃO Z?

Os nativos digitais, aqueles que nasceram a partir dos anos 1990 e não concebem o mundo sem celular nem internet, são estimados em 1,6 bilhão de pessoas, número que cresce a cada dia. Numa pesquisa mostrada por Katherine Savitt durante o último Web 2.0 Summit, em San Francisco, Califórnia, em novembro, 71% das pessoas dessa faixa etária reportaram uso simultâneo de celular com internet e/ou televisão. E 69% disseram manter três ou mais janelas ativas do navegador durante uma sessão de internet.
Por conta das tarefas múltiplas, os jovens e ultrajovens são às vezes tachados de DDA, ou seja, portadores de Distúrbio de Déficit de Atenção. Mas será
que trocar mensagens tipo SMS, enquanto assistem a programas na TV, não é algo como conversar no sofá? Desde os anos 60, sabe-se que o sistema nervoso se modifica quando o organismo é exposto a muitos estímulos. Neuroplasticidade é o nome que se dá à capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões a cada momento. Será que o cérebro da Geração Z não evolui de maneira diferente da dos mais velhos? Será que essa geração não tem uma capacidade sem precedentes de coletar e processar informações?
Outro fato marcante da Geração Z é um novo conceito do que seja fraude. Baixar músicas sem pagar, por exemplo, essa geração não considera fraude, mas sim, algo normalíssimo, até porque há muitos sites que oferecem músicas grátis. Os jovens acham que não é da sua conta verificar se esses sites fazem isso legal ou ilegalmente. A Geração Z compra filmes e softwares piratas sem peso na consciência, mesmo que seus educadores desestimulem a prática. Burlar jogos ou até ajudar a derrubar servidores de empresas com as quais se irritam, como ocorreu recentemente no caso do WikiLeaks, pode dar prestígio ao fraudador, que pode ser visto como pessoa mais esperta ou inteligente do que a média.
Uma das teorias em voga é que a "gameficação" é um grande mercado para a Geração Z, pois há expectativa dos jovens de que a vida deveria seguir o espírito dos videogames. Com isso, as empresas precisariam "gameficar" produtos e serviços. Mesmo criando produtos atraentes, é bom ter em mente que dificilmente algo será tão engajador a ponto de concentrar 100% da atenção de um membro da Geração Z.
Assistir a filmes ou programas sob demanda, na hora e no equipamento que quiser, é normal. Nada de ficar acordado até mais tarde ou mudar outro compromisso só para ver TV com hora marcada. Nem mesmo perder tempo programando gravação, coisa que seus pais fariam ou gostariam de fazer. Até porque essa geração parece muito mais afeita a criar e compartilhar seus textos, fotos e vídeos na internet do que todas as gerações precedentes. 93% dos jovens internautas fazem isso, diz a pesquisa.
Além de criar e publicar, há o espírito curador. O
hábito de sair navegando e selecionar o que se vê, lê ou ouve. Validam o que gostam comentando ou compartilhando o conteúdo de terceiros, profissionais ou amadores. Essa é a forma normal de expressão nas redes sociais.
Seguindo a pesquisa mostrada no Web 2.0 Summit, 62% dos membros dessa geração disseram ter 250 ou mais amigos em redes sociais. Aparentemente menos afeitos à propaganda, 73% dizem que a melhor maneira de descobrir novos produtos é por meio de amigos. Também buscam contato direto com empresas e marcas pela internet e põem com facilidade a boca no trombone, fazendo reclamações públicas iradas. Por outro lado, podem se transformar em marqueteiros apaixonados por produtos, se estes forem inspiradores para eles. A Geração Z, por conta do seu comportamento, parece ter grande potencial de influenciar as gerações anteriores.

(Márion Strecker, Folha de S. Paulo, 13/01/2011)

1) Assinale a alternativa em que todas as palavras aparecem em sentido literal.
a) "Também buscam contato direto com empresas e marcas pela internet e põem com facilidade a boca no trombone."
b) "E 69% disseram manter três ou mais janelas ativas do navegador durante uma sessão da internet."
c) "Neuroplasticidade é o nome que se dá à capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões."
d) "A Geração Z compra filmes e softwares piratas sem peso na consciência, mesmo que seus educadores desestimulem a prática."
e) "Burlar jogos ou até ajudar a derrubar servidores de empresas com as quais se irritam."

2) Pode-se afirmar que a Geração Z
a) não respeita as leis.
b) não tem capacidade de coletar e processar informações.
c) é portadora de Distúrbio de Déficit de Atenção.
d) relativiza um preceito ético recomendado por educadores.
e) só se concentra totalmente diante de games ou
produtos "gameficados".

3) Assinale a alternativa em que a autora se utiliza de um coloquialismo – um elemento linguístico próprio da linguagem falada e estranho à escrita.
a) "Numa pesquisa mostrada por Katherine Savitt durante o último Web 2.0 Summit, em San Francisco, Califórnia, em novembro, 71% das pessoas dessa faixa etária reportaram uso simultâneo de celular com internet e/ou televisão."
b) "Por conta das tarefas múltiplas, os jovens e ultrajovens são às vezes tachados de DDA, ou seja, portadores de Distúrbio de Déficit de Atenção."
c) "Mas será que trocar mensagens tipo SMS enquanto assistem a programas na TV não é algo como conversar no sofá?"
d) " ... se esses sites fazem isso legal ou ilegalmente."
e) "A Geração Z compra filmes e softwares piratas sem peso na consciência, mesmo que seus educadores desestimulem a prática."
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4) Considere as seguintes proposições:
I. O fato de os jovens e os ultrajovens serem vistos, às vezes, como portadores do Distúrbio de Déficit de Atenção não deixa de ser um pré-julgamento, que não leva em conta que é próprio também de outras gerações dedicar-se a "tarefas múltiplas".
II. O artigo é muito crítico em relação aos jovens e aos ultrajovens, deprecia a Geração Z, que, devido às múltiplas atividades, teria recuado intelectualmente em relação às anteriores.
III.A forma de expressão, predominante nas redes sociais, coloca em segundo plano a capacidade crítica. Há aceitação passiva do conteúdo proposto, sem o exercício da discriminação.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

5) Associando o texto a informações que você tem sobre eventos da atualidade, você entende da referência ao WikiLeaks que a Geração Z
a) derrubou esse site.
b) deu prestígio aos que o fraudaram.
c) derrubou sites de empresas que promoveram represálias contra esse site.
d) irritou-se com a divulgação de documentos secretos norte-americanos, feita por esse site.
e) burlou os jogos desenvolvidos por esse site.

6) Considere as seguintes afirmações:
I. Pode-se entender que as gerações anteriores à Geração Z eram muito tímidas, porque não mostravam suas fotos e textos a não ser para os familiares.
II. A grande diferença de comportamento entre a Geração Z e as gerações anteriores é resultado do progresso tecnológico e ético, que se acelerou nos últimos tempos.
III.A opinião que emana das redes sociais deve ser um dado importante para os estrategistas de propaganda e marketing.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.

7) Embora novas tecnologias e redes sociais apareçam com frequência em reportagens que envolvem acusações de violação de privacidade, pirataria, cyberbullying e facilitação de outras práticas abomináveis, elas foram importantes, em várias manifestações políticas, como a que recentemente colocou em convulsão a população
contra a longa ditadura
a) de Cuba.
b) da Coreia do Norte.
c) do Egito.
d) da Venezuela.
e) da Inglaterra.

Texto para os testes 8, 9 e 10

CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO

Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e
comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem
mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!

(Carlos Drummond de Andrade)

8) Ao reelaborar, poeticamente, sua cidade de origem em "Confidência do Itabirano", Carlos Drummond de Andrade expressa sua identidade com Itabira. Em qual palavra se pode melhor visualizar essa identificação?
a) Porosidade.
b) Trabalho.
c) Fotografia.
d) Ferro.
e) Herança.

9) O poema, como o próprio título diz, evidencia uma confidência, ou seja, a revelação de um segredo, de algo íntimo. Pode-se ler que a confidência do poeta é o fato de ele ainda carregar Itabira consigo, ainda "pertencer" a ela. Qual o verso que melhor expressa essa confidência?
a) "Principalmente nasci em Itabira."
b) "De Itabira trouxe prendas diversas que ora te
ofereço."
c) "Tive ouro, tive gado, tive fazendas."
d) "Itabira é apenas uma fotografia na parede."
e) "Mas como dói!"

10) Na poesia de Drummond, é comum observar a emergência de um sentimento, que pode expressar uma tentativa de ruptura com suas origens, mas sempre marcado pela não realização total desse movimento. Em linguagem poética, isso se revela quase sempre pelo uso de antíteses ou paradoxos. Assinale a alternativa em que aparece uma contradição.
a) "Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
b) "A vontade de amar que me paralisa o trabalho."
c) "este couro de anta, estendido no sofá da sala de
visitas."
d) "Noventa por cento de ferro nas calçadas."
e) "E o hábito de sofrer, que tanto me diverte."

(Unifesp-2011) Texto para os testes 11 e 12

A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase "natural", os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita
dor e sofrimento nos vitimados.

(Ana Beatriz Barbosa Silva. Bullying: mentes perigosas
nas escolas, 2010. Adaptado.)
11) Segundo o texto,
a) embora a palavra “bullying” ainda não seja muito familiar em nosso país, com o tempo ela se tornará quase natural para nós.
b) os comportamentos violentos de garotos e garotas, em contexto escolar, têm recebido a denominação inglesa de “bullying”.
c) mesmo ignorado pela maior parte das pessoas, o termo “bullying” designa um fenômeno que está sendo encarado com crescente naturalidade.
d) a falta de uma tradução para a palavra inglesa “bullying” provoca dificuldades para qualificar comportamentos violentos na escola.
e) somente metade das manifestações violentas, na escola, qualificadas como “bullying”, apresenta motivações justificáveis.

12) De acordo com o texto,
a) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.
b) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar, são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.
c) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.
d) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.
e) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do “bullying” são consequências naturais da sociedade contemporânea.

(Unifesp-2011) Texto para o teste 13

O cyberbullying é um problema crescente justamente porque os jovens usam cada vez mais a tecnologia. Ana, 13 anos, já era perseguida na escola – e passou a ser acuada, prisioneira de seus agressores via internet. Hoje, vive com medo e deixou de adicionar "amigos" em seu perfil no Orkut. Além disso, restringiu o acesso ao MSN. Mesmo assim, o tormento continua. As meninas de sua sala enviam mensagens depreciativas, com apelidos maldosos e recados humilhantes, para amigos comuns. Os qualificativos mais leves são "nojenta, nerd e lésbica". Outros textos dizem: "Você deveria parar de falar com aquela piranha" e "A emo já mudou a sua cabeça, hein? Vá pro inferno". Ana, é claro, fica arrasada. "Uso preto, ouço rock e pinto o cabelo. Curto coisas diferentes e falo de outros assuntos. Por isso, não me aceitam."

(Beatriz Santomauro. Nova Escola, junho/julho 2010.
Adaptado.)


13) Conforme o texto,
a) o desenvolvimento da tecnologia extinguirá o problema do “cyberbullying” entre os jovens.
b) apenas os jovens que não frequentam a escola são perseguidos implacavelmente pela internet.
c) Ana é vítima do “cyberbullying” porque tem gostos e interesses que seu grupo social não aprecia.
d) os qualificativos, enviados pelas colegas de sala a amigos comuns, levaram Ana a usar preto e pintar o cabelo.
e) a restrição do acesso ao MSN e o uso mais limitado do Orkut eliminam, significativamente, problemas de “cyberbullying”.


Texto para o teste 14

Testes

Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: "O que Freud diria de você". Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: "Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento". Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca.
Estava com tempo sobrando, e curiosidade é algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: "Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento".

(M. Medeiros, Doidas e santas. Porto Alegre, 2008,
adaptado)

14) Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho:
a) "Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver".
b) "Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos".
c) "Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet".
d) "Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte".
e) "Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise".

Texto para os testes 15 e 16

A livraria do Google - o Google ebookstore pode demarcar a revolução da leitura em suportes
Digitais

No ar desde dezembro, o Google Ebookstore [http://books.google.com/ebooks] promete revolucionar o mercado de livros digitais ao oferecer, inicialmente, mais de 3 milhões de títulos nos mais diferentes formatos e para os mais diversos suportes.
Embora livrarias digitais não sejam propriamente uma novidade na internet, haja vista a Amazon e a Barnes & Nobles, por exemplo – que lançaram respectivamente os e readers Kindle e Nook – o Google parte do princípio da universalidade dos formatos de livros disponíveis para download, sendo possível baixá-los e lê-los em quaisquer livros eletrônicos, tablets, smartphones ou computadores. Além disso, o serviço também se vale do acervo de milhões de livros já escaneados pelo Google Books, cuja disputa com as editoras pelos direitos autorais das obras reproduzidas deu o que falar.

(Revista Língua Portuguesa, fevereiro de 2011)
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15) A partir do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
a) O Google Ebookstore revolucionou o mercado de livros digitais, por ser a primeira livraria digital.
b) A livraria do Google já disponibilizou mais de 3 milhões de títulos na internet.
c) A Amazon e a Barnes & Nobles revolucionaram a leitura em suportes digitais.
d) A inovação do Google Ebookstore é a oferta de acesso a livros, em diversos formatos e suportes.
e) A reprodução de obras pela Google Books foi feita com o apoio das editoras.

16) O trecho "Embora livrarias digitais não sejam propriamente uma novidade na internet..." pode ser substituído, sem prejuízo de sentido e mantendo-se a norma culta, por:
a) Mesmo que livrarias digitais não sejam propriamente
uma novidade na internet...
b) Porque livrarias digitais não são propriamente uma novidade na internet...
c) Não obstante as livrarias digitais não sejam mais uma novidade na internet...
d) Já que livrarias digitais não serão propriamente uma novidade na internet...
e) A não ser que livrarias digitais possam ser propriamente uma novidade na internet...

Texto para o testes 17 e 18

Que coreanos comam cachorros é um fato antropológico que não deveria causar maior surpresa nem revolta. Franceses deliciam-se com cavalos e rãs, chineses devoram tudo o que se mexe – aí inclusos escorpiões e gafanhotos – e boa parte das coisas que não se mexem também. Os papuas da Nova Guiné, até algumas décadas atrás, fartavam-se no consumo ritual dos miolos de familiares mortos. Só pararam porque o hábito estava lhes passando o kuru, uma doença neurológica grave.
Nosso consolidadíssimo costume de comer vacas configura, aos olhos dos hinduístas, nada menos do que deicídio.
A não ser que estejamos prontos a definir e impor um universal alimentar, é preciso tolerar as práticas culinárias alheias, por mais exóticas ou repugnantes que nos pareçam.

(Hélio Schwartsman, Folha de S. Paulo, 14/11/2009)

17) No texto, Schwartsman critica
a) a diversidade culinária mundial.
b) os chineses, por serem amplamente onívoros.
c) os que criticam práticas culinárias heterodoxas.
d) a tradição judaico-cristã ocidental.
e) a culinária coreana, em especial.


18) “Deicídio” significa o ato de
a) matar um deus.
b) homenagear um ancestral.
c) matar-se por amor divino.
d) confessar-se ateu.
e) imaginar-se vegetariano.

(Unesp) Texto para os testes 19 e 20

Troquei a máquina de escrever pelo computador há 21 anos, o que provavelmente já me salvou a vida algumas vezes, mas não pense que minhas relações com ele são uma maravilha. A cada aperfeiçoamento no funcionamento da caranguejola, tenho um motivo para sobressalto, até me acostumar com a novidade e passar a dominá-la também. Uma delas é um novo e infernal corretor automático de texto.
Ao perceber que as teclas estão sendo acionadas para formar determinada palavra, o corretor, ligeiro que nem raposa, antecipa-se e termina de escrevê-la por mim. Não sei se, com isso, está apenas querendo se exibir ou se acha que errarei na grafia e oferecese para completá-la. Até aí tudo bem. Só que, ao fazer isso, ele se atrapalha com os acentos, escreve o que não é para escrever e me obriga a teclar retrocessos e humilhá-lo com uma correção mecânica, o que faço com sádico prazer.
Se quero me referir, por exemplo, ao grande sambista do Estácio Alcebíades Barcellos, co-autor de "Agora é Cinza", inventor do surdo e mais conhecido como Bide, ele intromete um cretiníssimo circunflexo e transforma Bide em Bidê. O arquiteto francês Le Corbusier torna-se Lê Corbusier. (...)

(Ruy Castro, Folha de S. Paulo, 16/11/2009)

19)Segundo Ruy Castro, seu computador
a) faz correções de modo completamente aleatório.
b) não tem no programa as regras de acentuação.
c) parece "adivinhar" as palavras que Ruy vai escrever.
d) foi programado por uma pessoa exibicionista.
e) é sádico, muitas vezes, como um escritor.

20) O sentido de “caranguejola”, no texto, é:
a) crustáceo artrópode com carapaça.
b) espécie de realejo movido à manivela.
c) instrumento musical improvisado.
d) estrutura instável sem sustentação confiável.
e) placa-mãe com apenas um giga de memória.

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